FUNCIONAMENTO BACKUPNUVEM SERVIDOR


Gerando um token de instalação do Servidor

 
Para iniciar a instalação de BackupNuvem em um Servidor Windows Server 2008 ou superior, você deve primeiro gerar um token de instalação desse servidor. 
Para isso abra o Site Web de BackupNuvem, no endereço de internet que você recebeu por e-mail após realizar o seu cadastro:



Após abrir o site web vá na aba Users/Servers e clique em Add Server.



Após abrir o site web vá na aba Users/Servers e clique em Add Server.
A janela de criação de usuário vai aparecer.  Crie o seu usuário e pressione Add Server.



Uma janela irá aparecer com o seu token gerado.  Este token será necessário para instalar a sua versão Servidor de BackupNuvem.
Repita esta operação para cada Servidor instalado.





Instalando BackupNuvem


Para instalar BackupNuvem você deve baixar o aplicativo de backup de uma das seguintes formas: pelo link enviado através de seu cadastro em nosso site, ou na Área do Cliente, usando a opção "Baixar Aplicativo", como na imagem abaixo:



Após baixar o aplicativo, dê dois cliques nele, ou pressione ENTER para começar a instalar:



Complete a instalação e a aplicação irá se abrir ao final:



É o momento de efetuar logon com as credenciais que você recebeu ao fazer o seu cadastro ou ao adquirir o seu Plano de Backup.  O setup solicitará o Token que você gerou.
Observe que estas credenciais não são as que você criou na Área de Compras, mas sim, as que você recebeu por e-mail após o seu cadastro.
Caso você não tenha recebido, procure em suas pastas de Lixo Eletrônico, Spam ou Anúncios.  Suas credenciais também ficam disponíveis na Área do Cliente.  Basta realizar logon e acessar o menu Emails para você.



Configurando diretivas do Servidor


Na versão Servidor é possível configurar várias características de seu Backup.  Vamos vê-las.

Para configurar as opções de retenção, clique na guia Settings:



Cold Storage Retention: Selecione a quantidade de versões que você deseja armazenar dos arquivos ou o tempo que você deseja mentê-los.   Desta forma, BackupNuvem vai armazenar todas as versões alteradas de seus arquivos por quantidade de versões ou tempo.  Por exemplo, se você selecionar 30 versões (como no exemplo acima), BackupNuvem vai armazenar as 30 últimas alterações de seus arquivos.  Digamos que você crie um arquivo neste momento e o altere diariamente.  Se o seu backup for uma vez ao dia, BackupNuvem vai ramazenar as 30 últimas alterações no mesmo.  É possível selecionar várias opções, até manter todos os arquivos ou armazenar para sempre.

Deleted Files Retention: Nesta opção você define o tempo de armazenamento de arquivos excluídos.  Esta opção é extremamente útil para recuperar arquivos que você possa ter excluído acidentalmente e só foi verificar isso muito tempo depois.  Mantendo a opção Forever você mantém sempre todos os seus arquivos excluídos no backup.  Lembre-se de que você pode excluir estes arquivos manualmente no seu site web.

Clicando na Guia Alert Reports você configura os seus e-mails de alerta:

]

Aqui você configura o período de envio de alertas.  No exemplo acima configuramos para o intervalo de 1 dia.  Ou seja, diariamente você receberá as estatísticas e alertas do uso de seu backup e a situação dos usuários por e-mail. 
Dentre as opções disponíveis, você pode selecionar alerta de inatividade, renovaçao da conta, bem como utilização do backup, para quando o limite de algum usuário estiver próximo.  No exemplo acima, você será alertado sempre que um usuário atingir 70% do espaço que você definiu para ele.

Você também pode ver a qualquer momento, em tempo real, toda a atividade de seus clientes, conforme veremos mais adiante, na guia Reports.



Configurando policies do Servidor


As opções de Policies de BackupNuvem permitem à você criar várias diretivas para grupos de computadores.  Você pode criar várias policies.  Por exemplo, pode criar uma policie para Servidores e outra para Desktops.
As policies servem par automatizar as funções de backup, sem que você precise ficar definido as configurações manuais dos seus usuários ou clientes.
No caso de revenda é ainda mais útil, pois você pode configurar policies específicas para cada empresa que estiver distribuindo BackupNuvem.
Para criar a primeira policie clique na aba Policies:



Após isso, clique em Create Policy.



Cold Storage Data: Selecione os grupos de tipos de arquivos para realizar o backup.

Manual Selections: Adicione arquivos ou diretórios além dos grupos de arquivos que você selecionou.  Lembrando que esta diretiva será aplicada a todos os computadoires que você selecionar.  Então crie diretivas que correspondam ao que ocorre nos computadores clientes.



Add VSS Extensions: Selecione os tipos de arquivos que ficam a maior parte do tempo abertos, para que BackupNuvem faça a cópia dos mesmos baseado no serviço Shadow Copy do Windows.  Isso fará com que arquivos abertos possam ser armazenados no backup.

Block Level Extensions: Arquivos muito grandes, como .PST ou banco de dados, podem ser copiados em blocos de alteração.  Ou seja, ao invés de BackupNuvem armazenar todo o arquivo cada vez que for executar um backup, armazena apenas a parte alterada a cada vez.

Smart Selection Extensions: Um conjunto de extensões bem variadas e conhecidas são adicionadas ao backup, listando que tipos de arquivos devem ser copiados para a nuvem.  Insira ou remova a extensão que desejar.

Global Exclude: Nesta opção você pode selecionar extensões de arquivos que não deseja realizar backup, como, por exemplo, .tmp.  Ou selecionar arquivos do sistema operacional temporátios, como hiberfil.sys, pagefile.sys, ou  swapfile.sys.  Ao mesmo tempo, pode selecionar diretórios que não deseja realizar backup.




Hybrid+: Aplique um caminho padrão para o backup híbrido em sua rede ou empresa.  Por exemplo, se você possui um local centralizado na rede, como uma pasta compartilhada, pode indicar este caminho para todos os computadores realizarem backup aí. 



Gereral Settings: Defina opções gerais de backup, como incluir arquivos ocultos, Ativar o Battery Mode (desativa o backup quando o computador fuincionar desligado da força), RAW image previw (ativa a visualização de miniatura dos arquivos no site web), Enable presentation mode (desativa o backup quando aplicações de apresentação são abertas), Generate JPG image preview (ativa a visualização de imagens no site web), Use multithreaded upload (abre várias conexões simutãneas para subir os arquivos com mais rapidez), Windows Context Menu Integration (Ativa o menu de contexto no Explorer), Start BackupNuvem when the computer starts (faz iniciar o BackupNuvem automaticamente).

Only allow BackupNuvem to upload on: Selecione em quais configurações de rede o backupNuvem pode funcionar.  Útil se você desejare desativar o backup caso esteja conectado via celular, para não gastar sua taxa de uso contratada.

Security Settings: Permita que os usuários definam uma senha própria para o seu backup.  Configure o uso de SSL para criptografar os arquivos antes que eles sejam guardados.

Backup Schedule: Defina o intervalo de horas que o backup será excecutado.  Você pode definir um intervalo ou uma hora específica para o backup rodar.  Opções de full scan permitem a BackupNuvem fazer uma varredura em todos os seus arquivos para verificar se todos eles foram guardados, independente de falhas ou horários estabelecidos para encerramentos anteriores.

Bandwidth Throttling: Defina horários específicos para BackupNuvem trabalhar com a largura de banda que você desejar.  Por exemplo, você pode reduzir a largura durante o período de trabalho dos computadores ou liberar a largura de banda durante a noite.



Web Privileges: Defina o privilégio que usuários poderão ter no controle do acesso a seus arquivos e backup.  Você pode permitir que os usuários excluam arquivos, troquem seus usernames, dentre outras permissões. 

Client Privileges: Aqui você pode definir uma senha obrigatória para permitir que clientes possam restaurar ou abrir arquivos do seu backup.

Customize BackupNuvem Privileges: Mais opções para o uso de BackupNuvem nos computadores.   Permita aos usuários executar backups, sair da aplicação, adicionar ou remover arquivos ou pastas ao backup através do menu de contexto do Explorer, pausar, ativar ou remover BackupNuvem de seus computadores.



Reports: A guia de relatórios permite a você acompanhar em tempo real a atividade de suas instalações de backup, como alertas por backup não realizado, largura de banda utilizada, histórico de backup, localização de seus clientes e instalações realizadas.

Abaixo vemos um relatório da atividade de backup nos últimos minutos:




Realizando backup manualmente


Após efetuar o login, BacupNuvem aparece para você selecionar o que você deseja proteger.  Você tem duas formas de selecionar seus arquivos.

Uma é selecionando através do assistente, por tipos de arquivos, como e-mails, documentos, etc, conforme a imagem abaixo:



Neste caso, se você deseja realizar backup de seus e-mails do Outlook, por exemplo, selecione a opção Mail.  Se desejar realizar backup de suas imagens, contidas dentro da pasta imagens, selecione Piscures, e assim por diante.

A outra forma é selecionar manualmente os arquivos que você deseja guardar.  Isso pode ser útil se você possui arquivos em mais de um diretório, ou em unidades de rede, unidaes externas, etc.



Nesta opção, basta você expandir e selecionar o conteúdo que você deseja realizar o backup.



Após selecionar o seu conteúdo para backup, BackupNuvem irá listar o tamanho dos arquivos que serão guardados.  Você pode clicar em Next para iniciar o processo de backup.



Uma tela de configuração inicial aparecerá para você, para realizar ajustes no seu backup.

Para definir agendamentos de seu backup clique na opção Run on Scheddule -> Change.



Aqui você pode definir realizar o seu backup em determinados intervalos de horas (por exemplo, a cada 2 horas) ou em um horário específico durante dias da semana definidos.
Importante: se você selecionar por intervalos de horas, defina um intervalo suficiente para o backup poder ser completado.  Se você possui muitos dados, aumente o intervalo de tempo.  Se os seus dados foram pequenos, você pode reduzir o intervalo, para que mais versões de seus trabalhos possam ser armazenadas em tempo menor.  Se você tiver dúvidas com relação à isso, selecione seus dados os poucos, sempre um diretório após o outro, e após o backup, sempre com intervalos grandes, de forma que BackupNuvem possa realizar o seu trabalho normalmente.  Uma vez que você verificou que o tempo foi o suficiente, você poderá reduzir o intervalo posteriormente.

Ao clicar na opção Security você tem algumas opções adicionais de configuração:



A primeira opção permite você selecionar uma senha adicional apenas para os seus arquivos.  Ou seja, além da senha de logon você precisará ter uma senha adicional para recuperar os seus dados.
A segunda opção permite que BackupNuvem gere prévias de imagens JPG em seu Dashboard.  Ou seja, quando você acessar seus arquivos através da internet, as suas imagens serão vistas no formato de miniaturas.  Este recurso é excelente para quem trabalha com imagens e deseja recupertar um arquivo visualizando a miniatura.  Se não for o seu caso, você não precisará gerar miniaturas.

BackupNuvem permite que você controle a largura de banda utilizada em suas conexões, de forma que seu backup não impeça ou atrapalhe as demais conexões com a internet.
Para isso clique na opção Enable Bandwidth Throttling e selecione a velocidade que você deseja configurar para o seu backup:



Um recurso adicional que permite à você agilizar a recuperação de seus backups é o destino híbrido. 
Com ele, BackupNuvem pode realizar o backup simultâneo para um destino local,. além de seu storage de armazenamento na nuvem.
Com isso, no momento de recuperação, BackupNuvem verifica localmente se há uma cópia realizada do arquivo que você deseja restaurar.
Para ativar o backup híbrido, selecione a opção Setup Hybrid+:



Após ativar o backup Híbrido você deve definir um caminho para o local do backup.  O local novo pode ser um diretório local, em outro disco, ou uma unidade de rede mapeada, por exemplo.  O ideal é que seja um local diferente da origem de seu backup, para que ele possa ser preservado em caso de pane.
Se a sua unidade de rede não estiver previamente mapeada você pode inserir as credenciais de logon.
Também é possível definir um tamanho para ser usado em seu backup hibrido.
Feito isso, clique em Next e o nosso backup começará:



Você pode agora acompanhar o andamento de seu backup:




Restaurando um arquivo


Para restaurar algum arquivo você deve clicar no botão Restore.  A seguinte janela aparecerá:



Se você tiver realizado, com a sua conta, backup em mais de um computador, selecione de qual computador você deseja restaurar algum arquivo.
Após isso, expanda as opções de Cold Storage até aparecer a unidade e o arquivo que você deseja restaurar:



Caso você deseje visualizar os arquivos no backup que já foram excluídos em seu computador, marque a opção Show/Restore deleted files.

Observe que para cada arquivo você tem a opção Show Versions, onde pode selecionar a versão do arquivo que deseja restaurar.  Se você não selecionar a versão, BackupNuvem irá restaurar sempre a versão mais recente presente no backup.



Para restaurar algum arquivo, basta selecioná-lo e clicar no botão Next.  Algumas opções de restauração aparecerão:



Por segurança, você pode restaurar o arquivo no mesmo local original dele, ou em local diferente do original, de forma que você possa verificar o arquivo antes de substituir a versão em seu coputador.
Uma outra opção bastante válida é selecionar o período de tempo que você deseja restaurar o arquivo, ao invés de procurar a versão em cada arquivo.
Para prosseguir, basta seleciona Next.  Após a conclusão do backup a tela apresentará o resultado:




Usando o seu Website


Para usar o seu ambiente Web basta clicar com o botão direito do mouse no ícone de BackupNuvem na Área de Notificação e selecionar Launch BackupNuvem Website:



Após efetuar logon, o seu site aparecerá como abaixo:



Aqui é a área que vemos um resumo de nossos recursos, com a quantidade de usuários ativos e disponíveis, bem como o espaço utilizado de seu storage contratado.
Para verificar o estado de suas contas , usuário e computadores instalados, você deve clicar no menu My Computers ou Users:
Ao clicar em My Computers você tem a visão de seu storage, tal qual a tela de restauração que você utiliza para recuperar aquivos no backup:



Ao clicar em Users você tem um painel de gerenciamento de seus usuários:



Aqui você pode selecionar o usuário e clicar na guia Action, onde poderá realizar as seguintes ações: adicionar um novo computador para este usuário, alterar a senha, alterar o e-mail ou o limite de espaço no storage para este usuário:



Lembre-se de que você tem usuários e computadores ilimitados para fazer backup, independente do plano contratado.  Assim, você pode usar uma conta de 100 GB, por exemplo, para mais de um usuário, e definir o espaço a utilizar de cada um, se desejar.


Adicionando mais usuários:


Para adicionar mais usuários você pode convidá-los por e-mail, inserindo o e-mail de cada usuário, ou simplesmente adicionando manualmente, clicando na guia Add users e depois Manual add ou Invite by e-mail.  Se resolver adicionar manualmente seus usuários, basta clicar em Manual add e preencher os dados que seguem:



Esperamos que este tutorial tenha sido útil. 

Tenha ótimos backups!