FUNCIONAMENTO BACKUPNUVEM DESKTOP


Instalando BackupNuvem

 

Para instalar BackupNuvem você deve baixar o aplicativo de backup de uma das seguintes formas: pelo link enviado através de seu cadastro em nosso site, ou na Área do Cliente, usando a opção "Baixar Aplicativo", como na imagem abaixo:



Após baixar o aplicativo, dê dois cliques nele, ou pressione ENTER para começar a instalar:



Complete a instalação e a aplicação irá se abrir ao final:



É o momento de efetuar logon com as credenciais que você recebeu ao fazer o seu cadastro ou ao adquirir o seu Plano de Backup.
Observe que estas credenciais não são as que você criou na Área de Compras, mas sim, as que você recebeu por e-mail após o seu cadastro.
Caso você não tenha recebido, procure em suas pastas de Lixo Eletrônico, Spam ou Anúncios.  Suas credenciais também ficam disponíveis na Área do Cliente.  Basta realizar logon e acessar o menu Emails para você.


Realizando backup


Após efetuar o login, BacupNuvem aparece para você selecionar o que você deseja proteger.  Você tem duas formas de selecionar seus arquivos.

Uma é selecionando através do assistente, por tipos de arquivos, como e-mails, documentos, etc, conforme a imagem abaixo:



Neste caso, se você deseja realizar backup de seus e-mails do Outlook, por exemplo, selecione a opção Mail.  Se desejar realizar backup de suas imagens, contidas dentro da pasta imagens, selecione Piscures, e assim por diante.

A outra forma é selecionar manualmente os arquivos que você deseja guardar.  Isso pode ser útil se você possui arquivos em mais de um diretório, ou em unidades de rede, unidaes externas, etc.



Nesta opção, basta você expandir e selecionar o conteúdo que você deseja realizar o backup.



Após selecionar o seu conteúdo para backup, BackupNuvem irá listar o tamanho dos arquivos que serão guardados.  Você pode clicar em Next para iniciar o processo de backup.



Uma tela de configuração inicial aparecerá para você, para realizar ajustes no seu backup.

Para definir agendamentos de seu backup clique na opção Run on Scheddule -> Change.



Aqui você pode definir realizar o seu backup em determinados intervalos de horas (por exemplo, a cada 2 horas) ou em um horário específico durante dias da semana definidos.
Importante: se você selecionar por intervalos de horas, defina um intervalo suficiente para o backup poder ser completado.  Se você possui muitos dados, aumente o intervalo de tempo.  Se os seus dados foram pequenos, você pode reduzir o intervalo, para que mais versões de seus trabalhos possam ser armazenadas em tempo menor.  Se você tiver dúvidas com relação à isso, selecione seus dados os poucos, sempre um diretório após o outro, e após o backup, sempre com intervalos grandes, de forma que BackupNuvem possa realizar o seu trabalho normalmente.  Uma vez que você verificou que o tempo foi o suficiente, você poderá reduzir o intervalo posteriormente.

Ao clicar na opção Security você tem algumas opções adicionais de configuração:



A primeira opção permite você selecionar uma senha adicional apenas para os seus arquivos.  Ou seja, além da senha de logon você precisará ter uma senha adicional para recuperar os seus dados.
A segunda opção permite que BackupNuvem gere prévias de imagens JPG em seu Dashboard.  Ou seja, quando você acessar seus arquivos através da internet, as suas imagens serão vistas no formato de miniaturas.  Este recurso é excelente para quem trabalha com imagens e deseja recupertar um arquivo visualizando a miniatura.  Se não for o seu caso, você não precisará gerar miniaturas.

BackupNuvem permite que você controle a largura de banda utilizada em suas conexões, de forma que seu backup não impeça ou atrapalhe as demais conexões com a internet.
Para isso clique na opção Enable Bandwidth Throttling e selecione a velocidade que você deseja configurar para o seu backup:



Um recurso adicional que permite à você agilizar a recuperação de seus backups é o destino híbrido. 
Com ele, BackupNuvem pode realizar o backup simultâneo para um destino local,. além de seu storage de armazenamento na nuvem.
Com isso, no momento de recuperação, BackupNuvem verifica localmente se há uma cópia realizada do arquivo que você deseja restaurar.
Para ativar o backup híbrido, selecione a opção Setup Hybrid+:



Após ativar o backup Híbrido você deve definir um caminho para o local do backup.  O local novo pode ser um diretório local, em outro disco, ou uma unidade de rede mapeada, por exemplo.  O ideal é que seja um local diferente da origem de seu backup, para que ele possa ser preservado em caso de pane.
Se a sua unidade de rede não estiver previamente mapeada você pode inserir as credenciais de logon.
Também é possível definir um tamanho para ser usado em seu backup hibrido.
Feito isso, clique em Next e o nosso backup começará:



Você pode agora acompanhar o andamento de seu backup:




Restaurando um arquivo


Para restaurar algum arquivo você deve clicar no botão Restore.  A seguinte janela aparecerá:



Se você tiver realizado, com a sua conta, backup em mais de um computador, selecione de qual computador você deseja restaurar algum arquivo.
Após isso, expanda as opções de Cold Storage até aparecer a unidade e o arquivo que você deseja restaurar:



Caso você deseje visualizar os arquivos no backup que já foram excluídos em seu computador, marque a opção Show/Restore deleted files.

Observe que para cada arquivo você tem a opção Show Versions, onde pode selecionar a versão do arquivo que deseja restaurar.  Se você não selecionar a versão, BackupNuvem irá restaurar sempre a versão mais recente presente no backup.



Para restaurar algum arquivo, basta selecioná-lo e clicar no botão Next.  Algumas opções de restauração aparecerão:



Por segurança, você pode restaurar o arquivo no mesmo local original dele, ou em local diferente do original, de forma que você possa verificar o arquivo antes de substituir a versão em seu coputador.
Uma outra opção bastante válida é selecionar o período de tempo que você deseja restaurar o arquivo, ao invés de procurar a versão em cada arquivo.
Para prosseguir, basta seleciona Next.  Após a conclusão do backup a tela apresentará o resultado:




Usando o seu Website


Para usar o seu ambiente Web basta clicar com o botão direito do mouse no ícone de BackupNuvem na Área de Notificação e selecionar Launch BackupNuvem Website:



Após efetuar logon, o seu site aparecerá como abaixo:



Aqui é a área que vemos um resumo de nossos recursos, com a quantidade de usuários ativos e disponíveis, bem como o espaço utilizado de seu storage contratado.
Para verificar o estado de suas contas , usuário e computadores instalados, você deve clicar no menu My Computers ou Users:
Ao clicar em My Computers você tem a visão de seu storage, tal qual a tela de restauração que você utiliza para recuperar aquivos no backup:



Ao clicar em Users você tem um painel de gerenciamento de seus usuários:



Aqui você pode selecionar o usuário e clicar na guia Action, onde poderá realizar as seguintes ações: adicionar um novo computador para este usuário, alterar a senha, alterar o e-mail ou o limite de espaço no storage para este usuário:



Lembre-se de que você tem usuários e computadores ilimitados para fazer backup, independente do plano contratado.  Assim, você pode usar uma conta de 100 GB, por exemplo, para mais de um usuário, e definir o espaço a utilizar de cada um, se desejar.


Adicionando mais usuários:


Para adicionar mais usuários você pode convidá-los por e-mail, inserindo o e-mail de cada usuário, ou simplesmente adicionando manualmente, clicando na guia Add users e depois Manual add ou Invite by e-mail.  Se resolver adicionar manualmente seus usuários, basta clicar em Manual add e preencher os dados que seguem:



Esperamos que este tutorial tenha sido útil. 

Tenha ótimos backups!